A Revista Brasileira de Estudos da Presença tem como principal finalidade a divulgação de pesquisas artístico-científicas no campo das Artes Cênicas e nas áreas de interface que dão sustentação e mantém diálogo com as diferentes linguagens e os múltiplos contextos das artes e ciências do espetáculo vivo, em especial, a Educação, a Antropologia, a Filosofia e a História. A revista publica, preferencialmente, trabalhos oriundos de estudos teóricos, experimentações práticas, pesquisas, reflexões e debates polêmicos e atuais, procurando oferecer aos seus leitores textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadores nacionais como traduções de trabalhos de pesquisadores estrangeiros. A linha editorial da revista contempla temáticas e metodologias inovadoras e de pouca divulgação nos veículos da área, enfatizando a experimentação e as abordagens contemporâneas, além de publicar trabalhos já consagrados no que tange a forma e/ou a argumentação. A ideia de Presença funciona para a linha editorial como um catalisador por intermédio do qual confluem perspectivas de pesquisa e análise que tenham como ênfase os processos criativos, em especial no teatro e na dança.
The Revista Brasileira de Estudos da Presença [Brazilian Journal of Studies on Presence] has as its main purpose the dissemination of artistic and scientific research in the field of the Performing Arts and the interface areas that support and keep a dialogue with the different languages and multiple contexts of the arts and sciences in performing arts, in particular Education, Anthropology, Philosophy and History. The journal publishes, preferably, works derived from theoretical studies, practical experiments, researches, reflections, and polemic current debates, seeking to offer to its readers texts of quality and excellence, both by national researchers and translations of works by foreign researchers. The editorial line of the journal covers innovative themes and methodologies that are not well-known in the vehicles of the field, emphasizing experimentation and contemporary approaches, in addition to publishing works that are well established in regard to their form and/or argumentation. The idea of Presence works for the editorial line as a catalyst through which conflate perspectives of research and analyses with emphasis on the creative process, especially in theatre and dance.