Nos últimos anos de atividade do grupo de pesquisa Criação e Crítica, desenvolveu-se paulatinamente a necessidade de criar um mecanismo que guardasse a memória das nossas produções e, ao mesmo tempo, possibilitasse um debate crítico mais plural, que incorporasse problemas de outros horizontes. Assim surgiu a ideia desta Revista, aberta aos jovens pesquisadores preocupados com a escritura. Escritura: não existe uma forma apropriada de defini-la. Com ela, marcamos uma certa filiação com as propostas, entre tantos outros, de Roland Barthes, Jacques Derrida e Henri Meschonnic. Como provocação, aqui inserimos uma não-definição deste último: pensar a escritura é pensar contra. Pensar contra quem? Contra o próprio leitor: pensar a escritura é para Meschonnic pensar como o poema se escreve no leitor, ou seja, como ele o muda em relação ao que pensava antes. Essa transformação é do leitor, é do escritor que se escreve e se lê e do crítico, que não é mais do que aquele que pensa sobre a sua leitura e, em alguns casos, também sobre a leitura do escritor. Nossas pesquisas, nossos debates, nossos problemas estão aí: nessa fronteira móvel e tensa entre leitura e escritura. A nossa revista compõe-se de várias seções. Artigos perfaz a parte central da revista e, juntamente com as partes Traduções e Resenhas, busca difundir idéias que sempre pensem contra: no cenário internacional, mas especialmente dentro do contexto crítico brasileiro. A seção Notícias traz informações semestrais sobre encontros, congressos, colóquios e outros eventos de interesse do público leitor da revista e informações sobre os últimos lançamentos críticos no Brasil e no mundo. A seção "Exercícios de estilo" é destinada a textos que tensionem a forma da crítica literária, propondo diálogos com a ficção, a poesia ou outras linguagens. Apesar dessa ligação inicial com as letras, entendemos que o nosso objeto não é necessariamente a literatura, mas a criação e a crítica da criação, ou como a criação nos lê e nos muda. Essa operação está longe de ser própria da literatura ou dos estudos literários: é mais ampla, é tão ampla que não sabemos onde termina.